Pages

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Democratiza aí!!

A liberdade é de imprensa, não de empresa.

Mesmo com tantas mídias, como televisão, rádio e internet, a ampla diversidade cultural brasileira não está sendo comunicada. Para repensar este quadro, o Brasil discute e se mobiliza, no mês de Outubro, sobre o processo de democratização da comunicação social.
Não fique de fora e se expresse!


Programação:

  • Dia 20/10 (quarta) na rodoviária

Às 18h00min TV Rodô – Televisão ambulante na rodoviária.

  • Dia 22/10 (quinta) - no auditório da Faculdade de Comunicação UnB, Instituto Central de Ciências (Ala Norte).

Às 8h30min - Debate sobre o processo de democratização da comunicação.

Às 14h - PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS SOBRE O MOMENTO PÓS- CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO.


Comunicação um direito de todos

É a sua TV? É o jornal nas bancas? É o rádio? Talvez uma carta? A internet? E o que dizer de um outdoor (grande cartaz publicitário)? A comunicação pode aparecer de várias formas em nossa vida. Nós vivemos nos comunicando, e por meio dessa comunicação construímos nossas relações com outras pessoas de nosso cotidiano. Mais do que isso: sem comunicação, nós não nos informamos, nem conseguimos informar aos outros. Portanto, é um direito de todo ser humano se comunicar, que é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Na Constituição Federal está previsto o direito à comunicação. Também está previsto que o monopólio e o oligopólio da comunicação (quando um só, ou alguns poucos, controlam a produção e distribuição da comunicação) é ilegal. Mas os empresários, no entanto, não obedecem à isso. Todos os meios de comunicação em massa (TV e rádio, jornais e revistas) são administrados por pouco menos que 12 famílias. Isso mesmo! Praticamente quase tudo que você, e o Brasil inteiro, recebe de informação e entretenimento pelos grandes meios de comunicação é decidido por algumas poucas pessoas.


Então, é nesse momento que você pergunta: mas isso é ruim? Será que poucas pessoas decidindo o que eu posso ver é algo que pode me prejudicar? A resposta, talvez, pode ser encontrada nestas eleições. A escolha de quais notícias divulgar ou não divulgar pode afetar a sua compreensão dos fatos: quando os jornais divulgam informações incertas a respeito de alguns candidatos, partidos ou campanhas, eles podem estar querendo te enganar! Como você pode sabe se aquilo é verdade? Seu voto pode ser afetado por uma mentira.


A liberdade de expressão muitas vezes é mal interpretada, pois mão é sair falando o que bem entender. Essa é uma falsa liberdade, que na verdade pode ser usada para violar seu direito. Quando um meio de comunicação fala o que bem entende e fere os direitos (principalmente os Direitos Humanos) de alguém, ele está cometendo um crime. Nosso direito de se expressar vai até aonde começa o direito do próximo. Há de se existir responsabilidade para com a liberdade.

Se a comunicação é um direito, está na mão de poucos, e esses poucos usam a comunicação para desinformar, está mais do que na hora de começar a exigir seus direitos! Comunique-se já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário